segunda-feira, 11 de julho de 2011

5 - EMANCIPAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

O POVOADO VIROU CIDADE


Capela do Alto Alegre, sempre teve fazendas com boas terras, situadas na Bacia do Rio Jacuipe, boa pecuária, ótima agricultura, apesar de alguns períodos de seca. Como alternativa econômica durante as estiagens foi implantada a cultura sisaleira, que se desenvolveu amplamente nos anos 60 na fabricação de cordas e outros artefatos de sisal. O povo capelense sempre foi persistente e próspero, mas apesar disso, até os anos 70 Capela era apenas um arraial, um povoado de Riachão do Jacuípe, nem sequer chegou a ser distrito, o distrito era Gavião. 

Mas desde os anos 60 Capela tinha representação política, porém Riachão do Jacuípe, que era a sede do município, não desejava a emancipação, visto que Capela representava uma gorda fatia de arrecadação, devido a sua forte pecuária e terras férteis para agricultura.

Antonio Dionísio de Oliveira


Os primeiros vereadores de Capela do Alto Alegre na Câmara Municipal de Municipal de Riachão do Jacuípe, foram Donato Alves e Áureo Ferreira de Oliveira (MDB) e Antonio Dionísio de Oliveira e Lindolfo João Carneiro (ARENA)


O povoado então, foi crescendo nos anos 70, o pessoal da zona rural foi construindo casas, atraindo visitantes e moradores de municípios vizinhos ou próximos, como Retirolândia, Coité,  S.José de Jacuípe, Várzea da Roça, Mairi e Pintadas. tendo e vista os horizontes econômicos e a hospitalidade do povo capelense.

Aureo Ferreira de Oliveira, um dos primeiros vereadores de Capela na Câmara Municipal de Riachão do Jacuípe

Em 1978, o Dep. Gerson Gomes da Silva, apresentou um projeto propondo a emancipação política de Capela do Alto Alegre, sendo concretizado tal objetivo com a realização de plebiscito em 25 de Novembro de 1984.  O plebiscito foi aprovado e a emancipação veio logo em seguida, através de uma lei conjunta  que elevou vários distritos da Bahia à categoria de município:  Lei nº 4.409 de 19 de março de 1985.
Só do município de Riachão do Jacuípe  foram desmembrados quatro: Pé de Serra, Gavião, Vila de Fátima (que passou a se chamar de NOVA FÁTIMA, pois não era mais uma vila) e Capela do Alto Alegre (que poderia se chamar ALTO ALEGRE , pois esse nome além de ser muito bonito, o lugar não era mais uma capela e sim uma grande povoação com aspecto de cidade, mas seu povo gosta muito do nome Capela e permaneceu Capela do Alto Alegre).

Desde o início dos anos 80, já era muito visível e notório o crescimento de Capela do Alto Alegre, promovido pelo desenvolvimento da pecuária leiteira na região.  Nessa época, entre os povoados e distritos, Capela do Alto Alegre era o que apresentava o  maior volume de renda aos cofres da Prefeitura Municipal de Riachão do Jacuípe, cuja produção leiteira e agrícola era escoada através da Rodovia Lomanto Junior (Feira - Juazeiro).

Principalmente por isso Capela continuava  politicamente esquecida, a emancipação não era interessante e por muito tempo enfrentou dificuldades.  Por exemplo, o asfaltamento da estrada principal que liga Capela a Nova Fátima.  só viria  a acontecer nos anos 90 depois da emancipação, sendo que tal asfaltamento durou pouco tempo pois logo se destruiu,  sendo necessário refazer tudo de novo, em 2009.

Inicialmente, Capela do Alto Alegre predominou a ideologia política de esquerda, em função do prolongamento do regime militar que suscitou na população brasileira o desejo por eleições diretas. Certamente o forte movimento das "Diretas Já", influenciou na predominância da esquerda na política municipal de Capela do Alto Alegre.

E assim, a primeira eleição à prefeito em 1985, o candidato sr. Honorino de Oliveira Costa, oriundo do Movimento Democrático Brasileiro (coligação PMDB/PFL), que venceu o sr. Lindolfo João Carneiro, candidato conservador do PDS  (antiga ARENA).

O vice-prefeito foi o sr. Arismário Gomes de Oliveira (PMDB), filho do veterano vereador Aureo Ferreira de Oliveira., também do antigo MDB pelo qual foi vereador várias vezes representando Capela na Câmara de Riachão do Jacuípe, onde tinha como liderança política o Dr. João Campos e . Dr. Eliel Martins, ambos de oposição ao regime militar.

A sra. Josabete Sapucaia  Costa  foi a primeira presidente da Câmara Municipal. vice-presidente Hildebrando Baldoíno de Oliveira, 1º secretário: Ana Barbosa do Carmo, 2º: Adilson José de Oliveira, e os demais vereadores foram Gilson Cerqueira Santos, Silvano Oliveira da Silva, Leandro Justiniano dos Santos, Carlo de Oliveira Carneiro, José Ferreira de Oliveira, Iraci dos Santos Araújo, e Amado Luiz da Silva.
.
HONORINO DE OLIVEIRA COSTA , nasceu em 30/09/1936 na Fazenda Jiboia, onde trabalhou com seus pais Sr. Celestino de Oliveira Costa e D. Maria de Oliveira Costa.  Frequentou escolas das zona rural, destacando-se por sua inteligência e interesse por informação e cultura .
Aos 18 anos saiu de Capela e foi conhecer  Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso e depois de um ano voltou, passando a negociar com bois.  Empresário rural inteligente, bem sucedido, prosperou com tamanha rapidez  que chegou a comprar fazendas até mesmo em outros municípios da Bahia: Fazenda Santa Helena, Lajedo da Onça, Boa Esperança, Olhos Dágua, Canoa e  Conceição. Fora do município: Faz. Oliveira, em Jussara-BA e  Faz. Roma, em Xique-Xique.
Honorino Costa teve 13 filhos: Sueli de Oliveira Costa, Carlos Paixão, Josafá, Maristela, Joseni, Honorino Filho, Cristiano, Clesto e Clediane; Jesiane Silva Costa, Marcelo, Marli e Fernando.
Decidiu investir na política, empenhando-se na luta pela emancipação do município, juntamente com outros companheiros.  Teve o privilégio de registrar seu nome como o primeiro prefeito de Capela do Alto Alegre.
A primeira medida foi abrir as portas da prefeitura e também da sua casa para todos aqueles com disposição e interesse em contribuir  de alguma forma para a independência e progresso de Capela do Alto Alegre.


Sendo um município recém-criado, sua administração partiu do zero, mas com patriotismo e determinação, organizou o quadro de funcionários e as vezes teve que custear os encargos públicos com seus próprios recursos financeiros.  Só depois de cinco meses de emancipação, Capela começou a receber  recursos do Fundo de Participação dos Municípios e recursos federais,  e assim pode começar a administração propriamente dita, surgindo obras como:
Calçamento de várias ruas.
Iluminação pública à mercúrio.
Implantação de creches na Sede e povoados de Ipiraí, Campo Alegre, Capelinha , Conceição, Lagoa das Flores.
PIARCC – Programa de Incentivo à Arte Cultural de Capela
Casa de Partos.
Escolas 
Transporte escolar  da zona rural para a urbana.
Serviço de merenda escolar .
Farmácia popular.
Convênios, como LBA- Legião Brasileira de Assistência, voltada para o trabalhador rural.
Associações comunitárias em todo o município.
Instalação  de antena parabólica para transmissão de imagens das grandes redes de TV.

A emancipação política de Capela do Alto Alegre, realmente  trouxe um grande crescimento econômico para o município e demográfico para a cidade, e por consequência o desenvolvimento intelectual, visto que abriram-se concursos em várias áreas  da administração municipal , vários cargos, expansão do comercio , supermercados, e diversas lojas em atividades diversas, hospitais,  escolas, e vários outros fatores  de geração de emprego e renda.

Veja esse video do amigo Jackson (site EVOLUTION)
um víddeo super interessante que registra imagens do nosso povo, nossa gente em 1988
http://www.youtube.com/watch?v=PV4CtBTUWqo


Em 1988 foi eleito o segundo prefeito para o período 1989-1992, o sr. Osvaldo Fernandes de Araújo e vice: José Lucindo de Oliveira. Vereadores: Adilson José de Oliveira (presidente da Câmara), José Carneiro de Oliveira (vice), Arielson Gomes de Oliveira (1º secretário), Carlito Feliciano de Cerqueira (2º sec.), e os demais: Leandro Justiniano dos Santos, José Raimundo Figueredo Mascarenhas, Antonio Feliciano de Cerqueira, Carlos de Oliveira Carneiro, José Roque dos Santos, Maria Adalgisa do Prado Maciel, e Enério Rufino de Oliveira.

Considerado um dos melhores prefeitos, o sr. Osvaldo Fernandes, muito dinâmico, atuante, fez uma excelente administração, mudando logo o aspecto do município e a cara da cidade.  Construiu a Praça Joaquim Machado, mudando o visual da praça  da carnaúba para praça do kioski, como é popularmente conhecida hoje.

O prefeito Osvaldo Fernandes de Araújo, o popular Vavá, foi eleito por duas vezes e em ambas gestões atuou muito no setor educacional, construindo e reformando escolas.  Na sua administração, milhares de carteiras escolares foram adquiridas da  INCOBAL SA, uma fábrica de móveis de Feira de Santana, vencedora da licitação pública do governo estadual João Durval Carneiro.

OBRAS
Convênio para Manutenção do Hospital São Lucas
Implantou o primeiro Matadouro depois da emancipação do município.
Casa de apoio de saúde em Feira de Santana para atender o povo de Capela
Quadra do Colégio Manoel Geraldo
Asfalto de Capela à Nova Fátima
Calçamento da Rua Lomanto Junior
Posto de Saúde da Rua Lomanto Junior
Praça Joaquim Machado
Escola Jairo Carneiro
Construção do Mercado de Carne
Construção do Mercado de Cereais
Instalação do Forum
Convênio do Hospital São Lucas com o SUS
Implementação do Banco do Brasil.
Eletrificação do Povoado Contorno, Bispador e Cajueiro.
...........


Praça Joaquim Machado (popularmente praça do kioski

Hoje as motos substituem os cavalos que antes eram o transporte individual da fazenda para o povoado
Praça Antonio Dionísio de Oliveira, em homenagem a um grande fazendeiro, um homem que foi muito digno, e de um caráter exemplar

Em 1992 foi eleito o terceiro prefeito, sr.Arismário Gomes de Oliveira, também muito talentoso e homem bastante interessado pelos assuntos da região e tradicionalmente já trazendo vocação política, visto que é filho do sr.Áureo Ferreira de Oliveira, que foi um dos primeiros vereadores de Capela na Câmara Municipal de Riachão do Jacupe.

Arismário Gomes de Oliveira (pref. 1993-1996).
FOTO: R.Mascarenhas 
o Sr. Carlos de Oliveira  Carneiro, vereador por dois mandatos, foi o vice-prefeito, e os vereadores foram: Carlito Feliciano de Cerqueira (pres.Câmara), Marcson Carneiro dos Santos (vice), Mirande Almeida de Oliveira (1º sec.), Maria Adalgisa do Prado Maciel (2º sec.), Arielson Gomes de Oliveira, Silvano Oliveira da Silva, Antonio Cloves Carneiro de Almeida, Aureo Ferreira de Oliveira (antigo vereador por Riachão do Jacuípe, mas primeira vez pelo novo município), José Raimundo Figueredo Mascarenhas, Leandro Justiniano dos Santos, Lourival Pacheco Fernandes, e Antonio Feliciano de Cerqueira.

ARISMÁRIO GOMES DE OLIVEIRA , nasceu em 01/05/1955, de família tradicional de Capela do Alto Alegre, filho de Áureo Ferreira de Oliveira e Anadir Gomes de Oliveira, esta por sua vez filha de Alexandre Gomes da Silva, e portanto, sobrinha de D.Rosalina Gomes, a fundadora de Capela.
Desde garoto, Arismário trabalhou na roça junto com seus pais, iniciou seus estudos em Capela com a Prof. Eulália, depois Prof. Antonia Santana, passou por Feira de Santana, Escola do Sgt. Aranha e Colégio S. Francisco, mas fez curso superior na cidade de Viçosa - MG, formando-se em Agronomia pela UFV, foi presidente do Diretório Central dos Estudantes da UFV.  então, formado, Engenheiro Agrônomo, foi gerente da EMATER-BA, atuando por 4 anos na cidade de Irecê e voltou à Capela, onde veio a se empenhar no movimento pela emancipação do município.

Seguindo a vocação política do seu pai, foi vereador pela Câmara Municipal de Riachão do Jacuípe de 1982 a 1985, quando se desvinculou para se candidatar à vice-prefeito compondo a chapa vitoriosa com Honorino Costa, a primeira gestão de prefeito de Capela do Alto Alegre.

Portador de profundo conhecimento jurídico e administrativo, sua atuação como vice-prefeito deu-lhe experiência na área pública, vindo a ser eleito prefeito em 1992 (gestão 1993-1996).
Arismário Gomes de Oliveira é casado com a prof. Eleneza de Araújo Oliveira , com a qual teve 3 filhos: Agnes de Araújo Oliveira, Arismário Junior e David.

Capela do Alto Alegre teve um governo próspero com Arismário Gomes de Oliveira, que criou a Fundação Educacional Joaquim Machado e também se preocupou muito com as vias de comunicação e escoamento da produção agrícola e pecuária na região, abrindo várias estradas na zona rural, inclusive a que liga Capela à São José de Jacuípe através do Povoado Bispador, pavimentou o bairro do Açude e trouxe a água canalizada da barragem de São José do Jacuípe. Esta obra foi responsável pelo grande impulso no crescimento demográfico de Capela, afinal é difícil morar numa cidade sem água, sim ou não? Levou abastecimento de água também à zona rural de Chico de Tibúrcio à Fazenda Cortiço, criou sistema de transporte escolar da zona rural para a sede, construiu o primeiro Curral de Comércio de Animais, e 8.000 m.de calçamento de ruas.

Tem até uma história engraçada, em que mesmo antes da emancipação do município, já havia um desejo muito forte de embelezamento e progresso da localidade, e certa vez dois cidadãos capelenses Lindolfo João Carneiro e Arismário, queriam plantar pés de algaroba na praça, e um deles questionou: -"Não, mas sou eu que já estou projetando isso" e o outro disse: - "Então façamos assim: de um lado você planta e do outro eu." E assim se fez.


Arismário na inauguração da água da barragem de S.josé

Agua da barragem de S.José

Ainda no seu governo criou a Central de Comércio de Animais que deu origem  ao Parque Ivonélio Ferreira de Almeida, com grande exposição de animais e lazer do povo capelense.
Nesse período Capela do Alto Alegre foi elevada à categoria de comarca, com apoio do Dep. Eliel Martins e Desemb. Mario Albani.
E ainda a estrada que liga Capela à Nova Fátima (BR-349 primeira pavimentação), com apoio do Dep. Vasco Filho.


OBRAS (lista total, aguardem)................................



1996 - Foi eleito novamente Osvaldo Fernandes de Araujo, vice: Lúcia Maria Nunes de Lima, esposa do 1º prefeito), vereadores: Claudinei Xavier Novato (pres.Câmara), Orlando Figueiredo Rios (vice), Carlos Antonio Oliveira Sampaio (1º sec.), Silvano Oliveira da Silva (2º sec.), Arielson Gomes de Oliveira, Carlito Feliciano de Cerqueira, Hélio Ferreira de Araújo, Gilson dos Santos Oliveira, Abimael de Oliveira Rios, Antonio Cloves Carneiro de Almeida, Marialva Mendes de Oliveira Maciel, e Celson Romeu Ferreira de Almeida.




OBRAS:
Estádio de Futebol nas Casas Populares
Realização de campeonatos
Construção de mais de 3 mil metros de esgotamento sanitário
Pavimentação de ruas, mais de 6 mil metros
Ampliação da Escola Jairo Carneiro
Programa de Cestas Básica para população menos favorecida
Reconstrução da ponte sobre Riacho dos Perdidos


2000 - Carlos Oliveira Carneiro (vereador por duas vezes, vice-prefeito em 1992 e sobrinho de Lindolfo João Carneiro), vice-prefeito: Antonio Ferreira de Matos, vereadores: Antonio Cloves Carneiro de Almeida (pres.Câmara), Aureo Ferreira de Oliveira (vice), Hélio Ferreira de Araujo (1º sec.), Iremar Moreira da Silva (2º sec.), Marialva Mendes de Oliveira Maciel, Carlos Antonio Oliveira Sampaio, Gilson dos Santos Oliveira, Abimael de Oliveira Rios, Silvano Oliveira da Silva, Celson Romeu Ferreira de Almeida, Carlito Feliciano de Cerqueira.

OBRAS
(Lista não fornecida)



2004 - Lúcia Maria Nunes de Lima (prefeita) e Carlos Antonio Oliveira Sampaio (vice), vereadores: Luiz Romeu Oliveira Mascarenhas, Aureo Ferreira de Oliveira, Claudinei Xavier Novato, Dermeval Carvalho de Oliveira, Gilson dos Santos Oliveira, José Jaeckson dos Santos Coelho, José da Silva Santos, Luís Marcelo Oliveira do Nascimento, Ronivaldo Ferreira de Almeida.

Lúcia Maria Nunes de Lima, nasceu em 15/04/1965, filha de Francisco Emídio de Lima e Floripes Nunes da Silva Lima.  Estudou na Escola Estadual S.Antonio e no Colégio Joaquim Machado.
Em 1981 estudou em Salvador, no Colégio Severino Vieira,  voltou à Capela em 1982, quando iniciou o Curso de Magistério no Colégio Joaquim Machado, foi professora municipal na cidade de Riachão do Jacuípe de 1982 à 1984.

Filiou-se ao PMDB em 1984, concluiu o Magistério pelo Col.Joaquim Machado em 1985. Nesse ano foi criado o município de Capela do Alto Alegre e ela fez parte da primeira administração como assessora do prefeito. Sua atuação teve um papel muito significativo e extensivo, abrangendo as áreas de finanças, saúde, educação e inclusive em creches.

Todo esse acúmulo de experiência e dinamismo foi canalizado em suas atividades no município nos anos seguintes, tornando-se uma pessoa muito querida na cidade.
Em 1996 foi vice-prefeita, compondo a chapa do prefeito Osvaldo Fernandes de Araújo e em 2004 elegeu-se prefeita, realizando um trabalho que contribuiu de forma marcante para o desenvolvimento do município.

OBRAS (fonte: Revista Nosso Município 2007):
Recuperação de móveis escolares,
Reforma de escolas municipais.
INFOCENTRO
Construção do Departamento da Polícia Militar
Reposição de lâmpadas e braços na iluminação pública da sede e dos distritos.
Recuperação de um Trator Valmet e de uma Patrol..
Aquisição de um trator com implementos agrícolas..
Aquisição de uma caminhonete Chevrolet.
Aquisição de uma ambulância Ford Courrier.
Aquisição de uma Unidade Móvel de Saúde, tipo ambulância, totalmente equipada.

Construção do Posto de Saúde da Família, no bairro Novo Horizonte.
Construção do Posto de Saúde da Família, em Conceição.
Construção do Posto de Saúde da Família, em Capelinha.
Construção do Posto de Saúde da Família no povoado de Bispador.
Esgotamento sanitário no bairro Alto Alegre e Ruas Vasco Filho e Aldemiro Sampaio.
Calçamento das ruas Emílio Prado, 19 de Março, Jorge Amado e Alcides Azevedo.
Sistema Simplificado de Abastecimento de Água, nas comunidades de Tanquinho, Cajueiro, Birosca e Loja Mota.
Construção da Rede de Água, em Ipiraí e Capelinha.
Reforma e ampliação da Quadra Poliesportiva Arlinda Carneiro.
Reforma e ampliação da Quadra Poliesportiva de Capelinha.
Construção da Casa de Farinha no povoado de Lagoa das Flores.
Construção da Casa de Farinha no povoado de Vargem Queimada.
Urbanização da Praça de Ipiraí
Urbanização da Praça de Capelinha.
Urbanização da Praça de Campo Alegre
RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS VICINAIS:
De Capela para Ipiraí, Capelinha, Campo Alegre, Lagoa das Flores, Vargem Queimada, Igrejinha, Cajueiro, Baixa do Cedro, Loja Mota, Umbuzeiro, Cortiço, Salgado, Pedra Bonita, Retiro, Carrapato, Santa Luzia, João da Barra, Lagoa da Mata, Birosca, Lajedinho, Amargosa e Queimada Nova.
Do distrito de Ipiraí para Campo Alegre, Capelinha e Baixa do Cedro.
De Lagoa das Flores para Contorno e divisa de Nova Fátima.
Do distrito de Campo Alegre para as divisas de Pé de Serra e de Pintadas.
Do povoado de Bispador para Fazenda Laje Bonita.
Do distrito de Conceição para as comunidades de Juazeiro e Narigão.
De Lagoa dos Lírios ao povoado de Beira Rio, Tanquinho e Tanquinho II.
Do povoado de Vargem Queimada às divisas de Gavião, S.José do Jacuípe e Várzea da Roça.
Patrolhamento nas fazendas Flor Roxa, Santana e Lajedinho.
Barragem da Fazenda Sítio.

GOVERNO ESTADUAL E FEDERAL;
Adequação, coordenação e administração de várias ações  do Governo Estadual e Federal, como: LOAS, MOC, CRAS, PSH, Programa PETI, Conselho Tutelar, CMDCA, Programa Agente Jovem, Bolsa Família, Loteamento Viver Bem I e II (projeto de construção de 100 unidades habitacionais),
Elaboração de oficinas para treinamento profissional, aperfeiçoamento, sistematização e capacitação.



Pref. Claudinei Xavier
FOTO baciadojacuipe.com.br

2008 - Para o período de 2009-2012, foi eleito prefeito Dr. Claudinei Xavier Novato e vice Celson Romeu Ferreira de Almeida.  Vereadores foram: Arismário Gomes de Oliveira (pres.Câmara), José Silva dos Santos (vice), José Jaeckson dos Santos Coelho (1º sec.), Valdoberto Martins dos Santos (2º sec.), Cristiano Cardoso da Silva, Aureo Ferreira de Oliveira, Dermeval Carvalho de Oliveira, Luís Romeu Oliveira Mascarenhas, Carlito Feliciano de Cerqueira.

O Dr. Claudinei foi trazido para nossa terra e introduzido na política local pelo nosso querido e saudoso ex-prefeito Osvaldo Fernandes de Araújo e assim como ele, o Dr. Nei tem sido muito querido pelos eleitores de Capela do Alto Alegre.

Em sua administração, foram construídos, entre outras coisas, a Escola Profa. Zenilda Fernandes, a ampliação do cemitério, o prédio do Forum Eliel Martins, lembrando que Capela foi elevada à categoria de comarca no governo municipal de Arismário Gomes de Oliveira..

REALIZAÇÕES (lista fornecida pela Prefeitura Municipal de Capela do.Alto Alegre):
Reforma administrativa total na prefeitura: organização de documentos, secretarias, departamentos;
Concessão e articulação do sinal de celular;
Articulação da implantação da reforma da estrada BR-349;
Articulação e viabilização da construção do Fórum (único em cidades com menos de 20 mil habitantes);
Articulação e viabilização da construção do Colégio Estadual;
Ampliação com recursos próprios do Cemitério Municipal;
Construção da Praça de Campo Alegre;
Construção das Casas de Farinha da Vargem Queimada e Lagoa das Flores;
Extensão da rede de água para o bairro Alto Alegre;
Reforma da escola de Conceição – Construção do muro da escola;
Resolução e entrega de 65 Casas Populares;
Extensão da rede de água para casas populares;
Aquisição de um ônibus escolar;
Recuperação do calçamento da Rua Aurora no bairro Novo Horizonte;
Banho de luz em toda cidade com a recuperação da iluminação pública de todos os bairros e iluminação personalizada nas praças;
Construção do muro do PSF de Bispador;
Aquisição de 1 carro para a Saúde;
Aquisição de 1 carro para Assistência Social;
Construção do muro e PSF de Bispador;
Complemento financeiro na merenda escola melhorando a qualidade;
Aumento salarial aos funcionários públicos;
Realização do Piso Salarial Nacional dos professores;
Presença do Ônibus da Ciência Móvel da UFBA;
Projeto Nossa Terra, Nossa Cultura, sucesso de público e valorização da cultural local;
Participação efetiva na construção do Plano de Desenvolvimento Territorial da Bacia do Jacuípe;
Reforma da Praça do Kiosk Quilombo;
Adesão do Programa Nossa Sopa;
Contratação de um economista - planejamento de projetos;
Aquisição de terreno para construção da creche;
Aquisição de terreno para viveiro de mudas;
Extensão da rede de água do campo de gado;
Aquisição de terreno em Capelinha para implantação de dessalinizador;
Contratação de médicos especialistas: Urologista, Pediatra, Ginecologista, Fisioterapeuta, Ortopedista, Perito;
Reforma na unidade móvel de saúde;
Implantação do único Núcleo de Atendimento as Mulher – NAM da bacia do Jacuípe;
Distribuição de sementes de feijão e milho;
Contratação de uma nutricionista exclusiva para merenda escolar;
Limpeza de barragens na zona rural – Serafim e Vitor Cardoso;
Implantação do Programa Nosso Ouro;
40. Programa de aração de terras – distribuição igual para as associações;
Realização do feirão de animais;
Apoio ao associativismo, disponibilizando um contador para as associações;
Implantação do Projeto Pulo do Gato – Capoeira;
Ajuda de custo para alunos que estão fazendo faculdade em outras cidades;
Realizando pagamento de dívidas anteriores do INSS, Capela Prev, Coelba, Embasa. (10 milhões);
Reabertura da estrada do Recongo;
Organização do Hospital São Lucas;
Apoio à Festa do Trabalhador, Desfile Cívico, Semana dos Evangélicos entre outras comemorações da sociedade civil;
Reforma na escola da Marreca para o Topa – educação de jovens e adultos;
Organização e funcionamento pleno do PSF do bairro Novo Horizonte;
Implantação do Ensino Médio com mediação Tecnológica nos povoados de Ipiraí, Capelinha e Campo Alegre;
Organização e pleno funcionamento Imparcial do CapelaPrev;
Adesão da licença maternidade de 6 meses para gestantes (um dos primeiros do Brasil);
Organização do setor de tributos, evitando a corrupção e desvio de dinheiro público;
Organização da maior festa de São João que Capela já teve;
Implantação de calendário com o São João nos Povoados;
Realização do São João dos bairros;
Criação de grupo de dança no Projovem;
Comemoração pela primeira vez em Capela do dia da Consciência Negra;
Reforma, implantação e construção do muro da escola 19 de março (antigo Fórum);
Implantação do ensino de nove anos;
Reforma do colégio Santo Antonio para funcionamento do PETI;
Construção da quadra da Capelinha;
Organização da Festa de ano novo, festa da emancipação política;
Reforma do estádio (placar e banheiros), implantação de arquibancadas para final do Campeonato Municipal;
Organização do campeonato municipal de futebol;
Distribuição de material esportivo para escolas;
Concerto do trator de esteira;
Aquisição de um carro de lixo com compactador de lixo;
Implantação da energia elétrica de: Tanquinho I e tanquinho II, Salgado, Cortiço, Carrapato, Santa Luzia, Extensão de Bispador e lagoa do Vitório;
Informatização das Secretarias Municipais, departamentos e CMDRS, contratação de servidor de internet;
Regularização do mm – CAUC;
Realização do primeiro concurso público com entrega de provas e imparcialidade;
Implantação de curso de silk screen, pintura, artesanato e costura;
Construção do Portal de boas vindas da estrada Capela-Nova Fátima;
Implantação do programa de Acelera Brasil do Instituto Ayrton Sena;
Construção da quadra de esportes d Capelinha;
Investimento de mais de 70 mil reais em Jornadas Pedagógicas;
Contratação de 05 técnicos agrícolas;
Recuperação da passagem molhada do Rio Jacuípe (passagem de Antonio de Horácio);
Implantação do Programa Saberes da Terra – Educação profissionalizante do campo para jovens e adultos;
Realização de audiências públicas para solucionar problemas que não são do Poder público;
Realização de Conferências Municipais ( Educação, Cultura, Assistência Social);
Comemoração do dia das crianças com show infantil, parque, trem educativo, apresentações infantis das escolas e distribuição de presentes nos bairros carentes;
Aquisição de carteiras novas e de qualidade para as escolas;
Aquisição de mesas novas para os professores nas escolas;
Formação continua de professores nos cursos de arte e diversidade do semi-árido;
Implantação do curso de Inclusão digital de professores;
Realização da maior festa para o dia do Professor já realizada;
Implantação de curso de música para 40 jovens;
Implantação de internet banda larga para as escolas;
Recuperação da iluminação pública dos povoados;
Adequação do Plano de carreira e estatuto do Magistério;
Participação do Projeto Cinemais Cultura;
Realização de quatro seminários na educação com diversos temas;
Continuação da reforma do Mercado Municipal;
Uso de carros pipa na seca;
Implantação do CRAS no bairro do Açude;
Melhoria no TE;
Reforma nos calçamentos da sede;


2012 - Joseney da Silva Santos e vice Carlos de Oliveira Carneiro.  Vereadores: Osvalci Araújo Parente (presidente da Câmara 2013/2014, filha do saudoso prefeito por duas vezes Osvaldo Fernandes de Araujo), José Jaeckson dos Santos Coelho (pres. 2015/2016),  Ronivaldo Ferreira de Almeida (vice), Rafael Carneiro dos Santos, Luís Romeu Oliveira Mascarenhas, Domingos Cunha de Oliveira, Arismário Gomes de Oliveira, José Silva dos Santos, Luís Marcelo Oliveira do Nascimento.

A gestão de Joseney (Ney do Banco), foi marcada por dificuldades,  crise econômica no país, enfrentou longos períodos de seca na região, tendo que dobrar o serviço de distribuição de água e distribuição de sementes para cobrir prejuízos de plantações perdidas devido à escassez de chuvas.




REALIZAÇÕES:
Quadra poliesportiva do povoado Cajueiro
Aquisição de uma retroescavadeira.
Aquisição de um Caminhão Pipa.
Aquisição de uma caçamba.
03 ônibus escolares, aumentando a frota já existente.
Distribuição de milho para ração animal.
Distribuição de grãos para plantio.
Projetos educacionais, como: Atleta na Escola e eventos culturais.
Reativação da Biblioteca Municipal.
Apoio à formação de professores junto à Plataforma Freire - UNEB.
Construção de sala para o AEE- Atendimento Educacional Especializado, na sede (programa destinado à alunos portadores de condição especial).
Construção de sala para o AEE- Atendimento Educacional Especializado, no distrito de Ipiraí.
Pavimentação de ruas na sede.
Recuperação de estradas do município.



2016 - Claudinei Xavier Novato


2016 - Para o período de 2017/2020 foi eleito o Dr. Claudinei Xavier Novato, mas novato apenas de sobrenome, pois é prefeito pela segunda vez, e tendo como vice Luís Romeu Oliveira Mascarenhas e vereadores Luís Marcelo Oliveira do Nascimento e  Domingos Cunha de Oliveira (pres.Câmara e vice respectivamente), Osvalci Araujo Parente  e Rafael Carneiro dos Santos (1º e 2º sec. respectivamente, José Jaeckson dos Santos Coelho, Ronivaldo Ferreira de Almeida, Valdener Araujo dos Santos, Noilson Santos Matos e Jamille Lima de Oliveira Costa.  Esta foi a eleição com maior renovação na Câmara:  Valdener, Noilson e Jamille.



REALIZAÇÕES  (Lista fornecida pela Prefeitura Municipal):

Construção da sede da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Renovação do Programa de Aquisição de Alimentos. 
Carro e equipamentos para o Programa de Aquisição de Alimentos
Fomento à Agricultura Familiar.
Construção do CRAS.
Construção do CREAS.
Operação tapa-buracos da BR-349.
Reinauguração do PSF Vereador José de Catarino.
Reforma do PSF da Conceição
Reabertura do Hospital São Lucas.
Conjunto Habitacional Alto da Boa Vista.
Reforma do Estádio Municipal.
Compra de terreno para Campo de Futebol de Vargem Queimada.
Compra de terreno para Ampliação do Cemitério
Construção de 05 Barragens comunitárias.
Limpeza de Aguadas comunitárias.
Construção de tecnologias de captação de água.
Implantação do Sistema de Água nas comunidades Cajueiro, Olhos Dágua, Birosca, Nova Loja.
Pavimentação de ruas:  Rua Osvaldo Fernandes, 19 de Março, Genário Campos, Hermílio Prado, 1ªTrav. Aldemiro Sampaio, 2ªTrav. Aldemiro Sampaio, Rua José Martins, Rua 13 de Maio, e complementação Av. Lindaura Costa.
Pavimentação do Povoado de Capelinha.
Pavimentação do Povoado de Campo Alegre.
Pavimentação do Povoado de Conceição. 
Pavimentação do Povoado de Ipiraí
Pavimentação do Povoado de Contorno
Pavimentação do Povoado de Bispador
Reforma de prédio para mudança da Secretaria de Saúde sede própria.

Reforma da Quadra Poliesportiva de Campo Alegre
Quadra Poliesportiva de Lagoa das Flores 
Reforma da Praça Joaquim Machado.
Reforma da Praça Jovelino Maciel.
Melhorias na Praça do Kioskinho.
47 Melhorias sanitárias no Bairro do Açude
Melhorias sanitárias no Bairro Novo Horizonte
47 Melhorias sanitárias no Povoado Beira Rio
Urbanização da Praça José Cajueiro.
Quadra poliesportiva Jazon Prado Maciel.
Reforma da Quadra Municipal Arlinda Carneiro
Reforma nas escolas municipais.
Recuperação e Manutenção das estradas vicinais.
Sistema de Água do Povoado de Queimada Nova.
Sistema de Água do Povoado de Loja Moto e região. 
Construção de Cisternas para Produção de Alimentos 
Construção de 80 Cisternas para Consumo Humano.
Garantia Safra
Manutenção e reposição na iluminação pública da sede e povoados
Ações diversas e equipamentos na Área de Saúde.
Projeto Movimente-se
Projeto Saúde do Homem 
Projeto Futuro Brilhante Sorriso Sem Cárie 
Projeto grupo Medida Certa
Centro de Atendimento para o COVID-19
Cursos Profissionalizantes diversos de fomento e geração de emprego e renda. 
Concurso de Redação
Apoio de eventos: São João 2017,2018 e 2019,  Reveillon 2017, 2018 e 2019, Campeonato Municipal de Futebol, Dia do Professor, Corrida da Alegria, Jornada Pedagógica, Atividades do Dia das Crianças,
FLICAP- Festa Literária de Capela do Alto Alegre.
Projeto Personalidade Capelense
Prêmio Professor Nota 10
Natal na Praça 2019
Inserção de mais de R$. 200.000,00 através da CAR para costureiras do município.
Plantio e distribuição de mudas pelo município
Apoio na realização da 2ª EXPOJACUÍPE
Distribuição de palmas 
Entrega, através de Cessão de Uso de Prédio Públicos para associações comunitárias 
Administração e Planejamento / Finanças
Mais de R$. 2.000.000,00 pagos ao CAPELAPREV

Aquisição de 01 Micro-ônibus.
Aquisição de 04 Ambulâncias.
Aquisição de 01 Fiat Toro.
Aquisição de 03 Fiat Uno
Aquisição de 02 Ônibus Escolares
Aquisição de 01 Retroescavadeira.
Aquisição de 02 Tanques comunitários de resfriamento de leite.
Aquisição de 01 carro para Secretaria de assistência Social.

O QUE AINDA SERÁ FEITO e/ou ESTÁ EM ANDAMENTO:
Quadra Poliesportiva de Loja Moto
Reforma da Praça de Capelinha
Praça de Lagoa das Flores
Reforma do Mercado
Reforma do PSF de Baixa do Cedro
Poços artesianos
Praça de Eventos
Pavimentação da Rua da D. Ana
Sede própria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Conclusão da Praça Joaquim Machado
Praça Antonio Dionísio de Oliveira
Reforma da Unidade de Saúde de Conceição
Reforma da Unidade de Saúde de Capelinha 
Reforma das Unidades Habitacionais de Ipiraí
Pavimentação da via até o Espaço Show
Pavimentação de mais ruas da sede (parte da Av. Vasco Filho, parte da Av. Lindaura Sapucaia, Rua Manoel Geraldo Carneiro, Rua Vitório Barbosa, Trav. Genário Campos.
/

2020 - Para o período de 2021/2024 foi eleito o Dr. Claudinei Xavier Novato, prefeito pela terceira vez, inusitadamente a primeira reeleição imediata desde a emancipação do município. Vice-prefeito: Luís Romeu Oliveira Mascarenhas e vereadores: Luís Marcelo Oliveira do Nascimento, Domingos Cunha de Oliveira, José Jaeckson dos Santos Coelho, E. Tadeu..., Rafael Carneiro dos Santos, Carlito Feliciano de Cerqueira, Almir..., Valdoberto Martins dos Santos, e Valdenei Araujo dos Santos. 



/


.

5 comentários:

  1. Que ideia boa, maravilhosa, um blog diferente, informativo e ao mmesmo tempo social. Lindo,lindo, lindo, perfeito, espero que não mude, que não tome direcionamento político partidário pra não perder essa beleza, é por aí viu? é o caminho. um grande abraço
    L. Carneiro FSA

    ResponderExcluir
  2. Não se preocupe amigo(a), suponho que seja conterraneo(a), Não tenho pretenção nenhuma, fiz por amor patriótico, reviver minha infância e registrar as lembranças. Por isso este trabalho é livre, espontâneo, autêntico, íntegro e verdadeiro, tanto quanto outros já existentes, e aqui eu vivenciei tudo que nele escrevo e se alguma coisa me falha a memória (o que é normal)aceito correção, estarei humildemente aberto) Obrigado por tua preciosa atenção e opinião. Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Seu blog está ótimo, só uma crítica, vc expressa algumas vezes sua opinião, dessa forma fica difícil utilizar as informações para fins educativos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente amiga Lucélia, o propósito inicial do blog, como está expresso no próprio, é registrar as lembranças vividas e expressar os sentimentos do autor, o que vem justamente dar credibilidade as informações Quanto à utilidade para fins educativos tem cumprido tambem essa função para muitas pessoas, pois é só uma questão de saber extrair do conteudo o que é informação e o que é opinião, justamente aí onde está toda beleza deste trabalho, espontaneo, imparcial, feito com amor. Obrigado por tua opinão, também válida e preciosa. Grande abraço

      Excluir
  4. Passei este final de semana pesquisando sobre CAPELA DO ALTO ALEGRE. Muito interessante observar o desenvolvimento deste municipio. Sou Empresario em SSA e tenho pesquisado alguns municipios para projetos seletivos.Pesquisei a região do povoado Lagos dos Lirioos e achei muito interessante...!!!

    ResponderExcluir